sábado, 17 de setembro de 2011

Trabalhos Criativos - Carta à Garcia

Turma do curso realizando atividade em grupo

A turma do Curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, curso oferecido  pelo Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais De Abaeté – (SINDSERPA) teve início em 10 de setembro de 2011 e terá duração prevista de 4 meses com encontros presenciais aos sábados.
            No dia 17 de setembro o encontro foi aberto com a narrativa de  "Levar a carta a Garcia" (HUBBARD, 1910).  Esta expressão tem origem num episódio ocorrido durante a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos. Na época, o Presidente dos Estados Unidos teve necessidade de comunicar rapidamente com o comandante dos rebeldes cubanos, o General Garcia, que se encontrava em algum lugar nas montanhas de Cuba.
            Alguém lembrou ao Presidente: "Há um homem chamado Rowan; e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, há de ser Rowan". Chamado à presença do presidente, Rowan pegou na carta e, sem perguntar onde estava o General, guardou-a numa bolsa impermeável junto ao coração. Quatro dias depois, chegava à costa cubana pela calada da noite, num pequeno barco. De imediato, iniciou a travessia de um país hostil percorrendo a pé montes e vales até finalmente  entregar a carta a Garcia.
            Conclusão: Rowan recebe uma missão e, sem fazer perguntas, executa-a com total autonomia revelando excelente capacidade de iniciativa e espírito empreendedor.
            Atualmente a utilização da expressão “Levar a carta a Garcia” é usada por gestores economistas e empresários e tem o sentido de “cumprir e honrar” datas, horas, compromissos e tarefas.
            Numa atividade em grupo foi citado o relato de Nelson (2008, p.21) referente ao processo seletivo de uma empresa não tinha formulários para todos os candidatos. Um funcionário da empresa teve uma ideia interessante: entregou para cada candidato um saco de papel vazio e pediu para que fizessem algo criativo com ele. Criatividade era um aspecto muito importante para a vaga que estava sendo oferecida. Com o saco de papel esta habilidade era testada na hora. A partir desta entrevista os sacos de papel passaram a ser padrão nos testes de emprego da empresa.
            Após o relato foi distribuído um saco de papel para que cada aluno do curso sozinho ou em conjunto realizasse um trabalho criativo. Alguns desses trabalhos estão publicados abaixo:

A aluna Sara resolveu criar uma caneca



















Gerson e seu boneco falante























Soray resolveu escrever uma outra carta para Garcia


















Luana e Nívia Mariane fizeram um trabalho em dupla muito interessante









 
Breno e Mirele mostram que a união das pessoas é a base da administração























Maria Eduarda criou flores de papel






















=========================================================
Referências:
NELSON, Bob. 1001 Maneiras de tomar a iniciativa no trabalho. Ed. Brasileira traduzida por Claudia Gerpe Duarte.  Sextante, 2008.

HUBBARD, Elbert. A Message to Garcia. Versão traduzida por J.B.Xavier (2005). Disponível no Site Recanto das Letras no endereço: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/13917> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário