domingo, 20 de novembro de 2011

Uma experiência de uso de mídia na educação

      Eu, Edival Neves Vilaça, sou funcionário público da Prefeitura Municipal de Abaeté e trabalho na secretaria da Escola Municipal "Chico Cirilo" que atende  de 350 a 400 alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do ano de 2008 a escola foi contemplada com um laboratório de informática do projeto ProInfo Integrado totalmente equipado com 10 computadores. O primeiro passo foi preparar a sala (fazer a instalação elétrica, instalar o ar condicionado, configurar a internet, etc). A foto abaixo mostra o laboratório nesta etapa de implementação:
Foto: Laboratório de Informática da E.M. "Chico Cirilo". Fonte: Acervo próprio



















       Logo o laboratório estava pronto para funcionar. Enquanto isso a E.M. "Senador Sousa Viana" montava o seu laboratório, a Biblioteca Pública Municipal Professor Ricardinho ganhava um Telecentro e a E.M. "Irmã Maria de Lourdes" renovava os computadores do laboratório existente. Porém falava uma coisa muito importante: capacitação! E ela só ocorreu  durante o ano de 2010 através dos cursos ProInfo 40 horas. 

Foto: Visão do Laboratório de Informática da E.M. "Chico Cirilo". Fonte: Acervo Próprio


















      Foi nesse contexto que começou a minha participação no projeto. Fui convidado a integrar a equipe composta pelos responsáveis de cada laboratório e a coordenadora do ProInfo em Abaeté para juntos estudarmos o livro do curso ProInfo 40 horas.
      
      No início do ano letivo de 2011 a Secretária de Educação Ivanete Soares tomou um importante passo para a introdução da informática para os alunos ao destinar um professor capacitado no projeto ProInfo 40 horas para assumir integralmente cada laboratório e também o Telecentro.

Foto: Organograma ProInfo em Abaeté - Fonte: Elaboração Própria

       Uma experiência que tem funcionado bem é o trabalho com blog. No blog da E.M. "Chico Cirilo", por exemplo, a experiência vivida em sala de aula é enriquecida na internet. São publicados trabalhos dos alunos, atividades interativas e artigos de interesse da comunidade escolar. Além disso são publicados vídeos e fotos de eventos que envolvem a comunidade escolar e a sociedade em geral.
       Durante este ano de 2011 a equipe ProInfo de Abaeté está participando do curso ProInfo 100 horas cujo objetivo é integrar o uso de mídias na prática pedagógica. O curso também capacita tutores para repasse  do mesmo para outros professores a partir de 2012.

==================================================================
Para saber mais:
Endereço dos Blogs:
E.M. "Chico Cirilo": http://emchicocirilo.blogspot.com/
E.M. "Irmã Maria de Lourdes": http://irmamariadelourdes.blogspot.com/
E.M. "Senador Souza Viana":  http://souzaviana.blogspot.com/
BPM "Professor Ricardinho": http://telecentrobrp.blogspot.com/


4 comentários:

  1. Que bom que tivemos você Edival não como suporte, pois você foi muito mais que isso, você foi nosso braço direito durante todo o projeto desenvolvido. Parabéns pelo trabalho, e por nos orientar tão bem durante este curso. Nossas tarefas ficaram bem mais claras com suas explicações e chegamos ao final com a consciênica do dever cumprido e a certeza de que valeu a pena ter participado. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Sua experiência vem de encontro a minha, enquanto relatei a implantação dos laboraórios no município, você relatou a implantação na escola em que você atua e sobre nossos encontros enquanto grupo de estudos, encontros estes que contribuiram imensamente na realização das atividades propostas nos cursos PROINFO. Aproveito a oportunidade para agradecê-lo, pois você que atua como secretário tem nos proporcionado momentos riquíssimos como educador.

    ResponderExcluir
  3. Edival, parabéns pelo excelente trabalho realizado no Proinfo e obrigada pelo incentivo ,pois foi graças a ele que não desisti. Cada vez mais sucesso em todos os seus projetos pessoais e profissionais.

    ResponderExcluir
  4. Edval, coloca as fotos do ultimo encontro, no seu blog pois queremos ver. bjoss

    ResponderExcluir